<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 13:37:35 Sep 21, 2023, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Competências transversais para apoiar o fortalecimento institucional: materiais de apoio à formação em competências de inspetores da educação em Angola

Author(s)
Souto Simao, Marcelo
Languages
Portuguese
Series
Práticas inovadoras de inspeção educativa Angola, 4
Year
2012
Pages
63 p.
ISBN
978-987-1875-16-0
Country

Online version

About the publication

Neste livro, abordamos algumas competências que ponderamos ser de grande importância para o desempenho do inspetor nos atuais cenários educativos de Angola. Consideramos que a magnitude dos desafios que atualmente enfrenta a inspeção requer de profissionais que saibam: Promover, dentro da comunidade educativa, o interesse, a participação e o compromisso para contribuir com a finalidade última da escola: melhorar a qualidade das aprendizagens de crianças, jovens e adultos; Articular ações com todos os atores do sistema educacional, em seus diferentes âmbitos, para que a escola possa cumprir com sua finalidade. Ao promover e articular ações, o inspetor põe em jogo sua capacidade de liderança, por exemplo, para diagnosticar situações em conjunto com outros atores do sistema, planificar a melhoria de maneira participativa, recomendar e sugerir formas de atuar para levar adiante os processos de mudança, entre muitas outras. Em síntese, essa liderança representa saber influir para alcançar os objetivos propostos: apoiar as instituições educativas e articular com os tomadores de decisão dos órgãos provinciais e nacionais, a fim de construir uma visão global e integradora do sistema educativo, que contribua para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos.Sabemos que cumprir com estas funções não é fácil e requer desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que facilitem o exercício da inspeção, a fim de prevenir e combater o desenvolvimento de atitudes reativas indesejáveis, que paralisam a instituição escolar e demais órgãos do sistema educacional. O inspetor deverá mediar para ajudar a recuperar o papel principal da escola – promover a aprendizagem – promovendo a compreensão de que a maioria dos problemas enfrentados requer da ação coordenada de vários atores. Necessitará estabelecer canais de comunicação efetiva, administrando os conflitos que certamente surgirão.