<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:47:45 Jul 05, 2018, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Educação de jovens e adultos e a UNESCO

"No marco da aprendizagem ao longo da vida, a alfabetização faz parte do direito à educação, ela está no cerne da educação básica e é um alicerce indispensável da aprendizagem independente. Os benefícios da alfabetização, principalmente para mulheres, são bem documentados. Eles incluem maior participação no mercado de trabalho, retardamento do matrimônio, melhor saúde e melhor alimentação familiar e da criança; isso, por sua vez, ajuda a reduzir a pobreza e a expandir as oportunidades de vida. Habilidades básicas em matemática também são habilidades essenciais: manipular números, contas, medidas, proporções e quantidades é básico à vida e necessário em qualquer lugar" (Declaração de Incheon). 

No entanto, ainda há cerca de 758 milhões de adultos, incluindo 115 milhões de pessoas com idades entre 15 e 24 anos, que não são capazes de ler ou escrever uma simples frase. A maioria dos países não alcançou a meta da Educação para Todos, de atingir 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos até 2015.

Gênero 

“A desigualdade na forma de financiar e valorizar a educação e a qualificação de mulheres continua a ser uma questão dominante. A maioria dos excluídos das escolas é formada por meninas:9,7% das meninas de todo o mundo estão fora da escola, comparado a 8,3% dos meninos. Da mesma forma, a maioria (63%) dos adultos com baixas habilidades de alfabetização é composta por mulheres. No entanto, existem alguns sinais de esperança: em 44% dos países participantes, as mulheres participaram mais da aprendizagem e da educação de adultos do que os homens” (GRALE III). 

Atuação no Brasil

A Representação da UNESCO no Brasil trabalha em estreita cooperação com o governo brasileiro, conferindo apoio técnico para implementar os marcos internacionais referentes à Aprendizagem e Educação de Adultos (AEA) e, nesse sentido, colabora para o cumprimento da Agenda 2030 da Educação. Por meio do desenvolvimento de pesquisas e estudos, a UNESCO fornece subsídios para a formulação de políticas públicas e, assim, colabora para o avanço nos índices e na qualidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da aprendizagem e da alfabetização, no âmbito formal, informal e não formal, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.

No Brasil, o escritório da UNESCO conta ainda com o apoio e expertise da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, sediada na Universidade Federal da Paraíba, que constitui uma rede interinstitucional importante para a produção e difusão de informações e conhecimentos sobre a EJA no país.

Lançamento do GRALE III na América Latina e Caribe

© UNESCO-UIL

O lançamento do 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) para a região da América Latina e Caribe (LAC) ocorrerá em Brasília, Brasil, no dia 15 de fevereiro de 2017, durante um seminário que lançará o relatório em português e apresentará o panorama da Aprendizagem e Educação de adultos no mundo, com ênfase na região da LAC e no Brasil.

O seminário conta com cooperação e a participação de representantes do Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL), do Escritório Regional da UNESCO para a América Latina e Caribe (OREALC), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC). 

O encontro foi organizado pelo Escritório da UNESCO no Brasil em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação do Brasil, responsável pela Política de Educação de Jovens e Adultos no Brasil que, na ocasião, apresentará o novo ciclo do Programa Nacional “Brasil Alfabetizado. 

O público-alvo serão os gestores públicos, nomeadamente ministros e secretários de educação, do Brasil e da América Latina e Caribe. 

SOBRE O GRALE III

Mais sobre o relatório GRALE III

Download do relatório:

GRALE III: inglês | francês | português

GRALE III - mensagens principais e resumo executivo: inglês | francês | espanhol | português

Voltar ao topo da página