Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes
PVF Docentes

As políticas docentes constituem uma área crítica dos ministérios da educação. Ainda que a estratégia organizacional da educação escolar sofra modificações, será sempre necessário desenhar e garantir os processos educativos. Para isso é imprescindível contar com docentes profissionalmente qualificados, capazes de assumir a tarefa de transmissão cultural que o sistema educacional requer.

CONTEÚDO

O conteúdo desta proposta de formação é desenvolvido a partir dos seguintes aspectos:

• CURSO 1. Docência e direito à educação escolar (80 horas)
A questão docente na Agenda 2030. O exercício da docência no contexto latino-americano: desafios e linhas de intervenção. O papel do docente e o exercício do direito a uma educação escolar de qualidade. A regulação da prática profissional: regulação estatal e regulação entre pares. Mudanças culturais e transformações na docência.

• CURSO 2. Políticas de formação inicial docente (90 horas)
Marcos conceituais que fundamentam os processos de formação inicial docente. Tendências e questões pendentes na formação inicial docente na região. Os vários modelos institucionais e pedagógicos de formação inicial no âmbito regional: sistemas, atores, níveis e modalidades. Consensos e controvérsias sobre a formação inicial docente.

• CURSO 3. Políticas de desenvolvimento profissional docente (90 horas)
Marcos conceituais que fundamentam os processos de desenvolvimento profissional docente. Modelos institucionais e pedagógicos desenvolvidos em âmbito regional e internacional. Aprendizagem colaborativa no processo de desenvolvimento profissional. Sinergias entre o processo de desenvolvimento curricular e o desenvolvimento profissional docente. Problemas e desafios das políticas de desenvolvimento profissional docente.

•CURSO 4. Carreira docente: tendências, acordos e divergências (80 horas)
Características das reformas da carreira docente na América Latina nos últimos 20 anos. Tendências de mudanças nas reformas da carreira docente na América Latina. Reformas da carreira docente: acordos e controvérsias. A participação dos professores nos processos de reforma. Os processos de avaliação associados à carreira docente.

• TRABALHO DE CONCLUSÃO DO PROGRAMA (TCP) (40 horas)

 

Modalidades de financiamento

São aceitas as seguintes formas de pagamento: 

  • Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express, etc.), por intermédio do sistema PayPal.
  • Transferência ou depósito bancário

Para verificar a possibilidade de utilizar outras formas de pagamento, entre em contato através do e-mail: pvf@iiep.unesco.org.

Modalidade

O Programa é desenvolvido na modalidade online, através do Campus Virtual do IIPE UNESCO Buenos Aires. O modelo pedagógico desenvolvido permite a realização de um trabalho em equipe que potencializa a capacidade jurisdicional e estimula a troca de experiências com equipes de outros países. São desenvolvidas atividades assíncronas (fóruns e produções colaborativas) e síncronas (webinars e video chat), com a participação de especialistas internacionais.

Objetivos

GERAIS

• Compreender os desafios da Agenda Educação 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região e seu impacto na definição de políticas e programas educacionais.

• Desenvolver capacidades e habilidades ligadas ao planejamento, gestão e avaliação de políticas digitais, desenvolvimento profissional e formação docente, e formulação e aplicação de modelos avaliativos integrais.

ESPECÍFICO

• Fornecer informações sobre tendências de políticas docentes, analisar seus fundamentos e identificar questões controversas envolvidas em sua formulação, gestão e avaliação. Este propósito será alcançado a partir de uma base de informação empírica, elaborada a partir da descrição e análise de casos paradigmáticos selecionados em âmbito regional e internacional.

Avaliação e certificação

O programa será validado após a conclusão de todos os cursos que compõem sua estrutura e a aprovação do trabalho final (TCP). A validação de cada curso tem como requisito o aproveitamento de 75% das atividades propostas, além da entrega de um trabalho integrador. O certificado será concedido pelo IIPE UNESCO Buenos Aires, Escritório para a América Latina.

Público

Funcionários públicos que ocupam cargos em órgãos do governo nas áreas de pesquisa, planejamento, estatística, administração, recursos humanos, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional docente.

Profissionais ligados a programas, projetos e políticas educacionais de países da América Latina que realizam atividades de análise, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas voltados para a educação.

Data

Dedicação

20 semanas com intervalos

Custo

US$ 1.300