Programa Virtual de Formação em Políticas Digitais em Educação
PVF Digitales

Nos últimos anos, os países da região vêm incorporando diversos programas de imersão tecnológica e distribuição de equipamentos aos seus sistemas educacionais. Contudo, o potencial das iniciativas ainda não é percebido de forma expressiva nos resultados alcançados. Por essa razão, é primordial desenvolver estratégias poderosas com foco na incorporação de tecnologias digitais aos sistemas educacionais.

CONTEÚDO

O conteúdo desta proposta de formação é desenvolvido a partir das seguintes áreas de intervenção:

● CURSO 1. Planejamento das políticas digitais e direitos (100 horas)

As TIC na agenda das políticas educacionais da América Latina para assegurar o direito à educação. Desigualdades digitais: de acesso, apropriação e gênero. O planejamento e as dimensões de análise das políticas digitais. Financiamento e regulação. A gestão administrativa. A avaliação de políticas digitais: sistemas de medição internacionais e nacionais. Iniciativas internacionais.

● CURSO 2. Ensinar e aprender na cultura digital (100 horas)

Instituições, sujeitos e práticas. Novas cidadanias e alfabetizações digitais. O desafio da inovação pedagógica e novos formatos escolares. Políticas curriculares e conteúdos digitais. O debate sobre as competências de TIC na educação: modelos e padrões. Produção e apropriação de conhecimento: criatividade e colaboração. Big data. Aprendizagem móvel. Realidade virtual, aumentada e mista. MOOC. Portais. Plataformas adaptativas. Recursos educacionais abertos (REA). Conhecimentos emergentes: conectivismo, aprendizagem invisível, programação e robótica.

● CURSO 3. O ecossistema digital: infraestrutura e conectividade (40 horas)

Antecedentes da infraestrutura na América Latina: modelos e tendências. Desafios para as políticas em relação a equipamentos e conectividade. O papel das empresas do setor e o desafio para as políticas públicas. Iniciativas internacionais.

● CURSO 4. Desenvolvimento profissional (100 horas)

O mapa de atores das políticas digitais: professores, equipes diretivas, de supervisão e técnicas, autoridades da educação, empresas e organizações da sociedade civil. Desenvolvimento de novas capacidades para estimular e fortalecer as políticas digitais na educação. Estratégias de formação inicial e continuada de professores e equipes diretivas. Comunidades de aprendizagem e redes profissionais. Iniciativas internacionais.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO PROGRAMA (TCP) (40 horas)

 

Formas de pagamento

São aceitas as seguintes formas de pagamento:

  • Principais cartões de crédito e pré-pagos (Visa, MasterCard, American Express, etc.), por intermédio do sistema PayPal.
  • Transferência ou depósito bancário.

Para verificar a possibilidade de utilizar outras formas de pagamento, entre em contato através do e-mail: pvf@iiep.unesco.org.

Modalidade

O programa é desenvolvido na modalidade online, através do Campus Virtual do IIPE UNESCO Buenos Aires. O modelo pedagógico desenvolvido permite a realização de um trabalho em equipe que potencializa as capacidades locais e estimula a troca de experiências com equipes de outros países. São desenvolvidas atividades assíncronas (fóruns e produções colaborativas) e síncronas (webinars e video chat), com a participação de especialistas internacionais.

Objetivos

GERAIS

Compreender os desafios da Agenda Educação 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região e seu impacto na definição de políticas e programas educacionais.

Desenvolver capacidades e habilidades relacionadas ao planejamento, gestão e avaliação de políticas digitais; desenvolvimento profissional e carreira docente; e elaboração e aplicação de modelos integrais de avaliação.

ESPECÍFICO

Potencializar os processos de planejamento e gestão de políticas digitais em educação no contexto da América Latina.

Avaliação e certificação

O programa será validado após a conclusão de todos os cursos que compõem sua estrutura e a aprovação do trabalho final (TCP). A validação de cada curso tem como requisito o aproveitamento de 75% das atividades propostas, além da entrega de um trabalho integrador. O certificado será concedido pelo IIPE UNESCO Buenos Aires, Escritório para a América Latina.

Público

• Funcionários públicos que ocupam cargos em órgãos do governo nas áreas de pesquisa, planejamento, estatística, administração, recursos humanos, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional docente.

• Profissionais ligados a programas, projetos e políticas educacionais de países da América Latina que realizam atividades de análise, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas voltados para a educação.

Data

Dedicação

20 semanas com intervalos

Custo

US$ 1.300