<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:43:39 Mar 15, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Dia Mundial do Rádio

11/02/2022
09 - Industry Innovation and Infrastructure

O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente no dia 13 de fevereiro. Esta data foi escolhida e oficializada em 2011 pela UNESCO, em homenagem à primeira transmissão de um programa da Rádio das Nações Unidas em 1946, realizada para 6 países. O Dia tem como objetivo homenagear as emissoras, os comunicadores e seus ouvintes. Neste ano, o tema da 13ª edição do Dia Mundial do Rádio é “Rádio e Confiança”, ressaltando a importância do rádio como um dos meios mais confiáveis e utilizados no mundo. 

Confiança é uma das palavras que define o rádio, em diversas pesquisas o veículo é apontado como o meio que possui maior credibilidade pela população. A proximidade das emissoras e comunicadores na transmissão da informação de forma instantânea cria um vínculo direto com o ouvinte. O rádio faz parte do cotidiano das pessoas, especialmente em um país continental como o Brasil, tornando-se um companheiro de todas as horas e um importante meio de informação, entretenimento e uma poderosa ferramenta de combate às notícias falsas. 

As notícias falsas têm prestado um grande desserviço no enfrentamento à pandemia. Diversas mortes por Covid-19 ocorreram pela crença em tratamentos ineficazes e pela negação à vacina. Em tempos de pandemia em que a notícia, correta e confiável pode salvar vidas, a atuação multiplataforma das rádios e seu alcance tornam o rádio um importante aliado no combate às notícias falsas. 

O rádio é uma arena para diversas vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas de modo democrático. As estações de rádios oferecem uma ampla variedade de programas, de conteúdo e pontos de vista refletindo a diversidade de seu público. O rádio tem acompanhado a evolução tecnológica, permanecendo inclusivo e representativo, considerando a sua capilaridade e a natureza dos serviços de comunicação de caráter local que prestam ao bairro ou comunidade atendida. As rádios comunitárias e educativas são instrumentos importantes que respondem facilmente ao apelo do público por diversidade na redação e no conteúdo editorial. 

Um público informado, com competências de Alfabetização Mediática e Informacional – AMI, também é necessário, para que os ouvintes descubram, consumam e respondam criticamente ao conteúdo que ouvem. Cada vez mais, as emissoras de rádio estão incluindo programas de alfabetização midiática e informacional em sua programação, de modo que seus ouvintes possam apreciar as informações e as notícias de qualidade que as rádios lhe oferecem. 
 

A 13ª edição do Dia Mundial do Rádio sob o tema Rádio e Confiança também discute os seguintes subtemas: 

 

Confiança no rádio jornalismo  

Produção de conteúdo independente e de qualidade  

Respeito aos padrões éticos do jornalismo tornou-se um desafio na atual era digital. No entanto, para manter ou aumentar a confiança dos ouvintes, o jornalismo deve continuar a se basear em oferecer informações confiáveis e de interesse público. 

 

Confiança e Acessibilidade 

Cuidando e atendendo ao seu público  

Alcançar públicos específicos, significa atender às necessidades informacionais de cada ouvinte. O rádio pode ser um catalisador para inclusão, diversidade e participação social. As plataformas de rádio digital oferecem recursos inovadores para acessibilidade, com legendas automatizadas para ouvintes cegos e disponibilidade de seu conteúdo em libras. 

 

Confiança e Viabilidade das emissoras de rádio  

Como o rádio pode sobreviver a crise financeira que atinge o mercado de mídia? Como transformar o engajamento do público fiel em sustentabilidade financeira?  

A sobrevivência econômica das emissoras de rádio depende da sua capacidade de reter uma base de ouvintes leais e da interação dos ouvintes ser incorporada de modo rentável em seus modelos de negócios. 

 

Para mais informações sobre o Dia Mundial do Rádio e para acessar conteúdo relativo a este assunto, clique aqui (disponível em inglês, espanhol e francês).

 

Para mais informações sobre o Dia Mundial do Rádio e para acessar conteúdo relativo a este assunto, clique aqui (disponível em inglês, espanhol e francês).