<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:42:32 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Conhecendo a História da África

Project name :

Projeto Conhecendo a História da África: Fortalecimento de Espaços Educativos Sensíveis às Discriminações Étnico-raciais

Budget :

0 - 100K$

Project duration :

20-12-2021

Location :

A UNESCO no Brasil e o Instituto humanize firmaram um acordo de parceria para implementar o Projeto Conhecendo a História da África: Fortalecimento de Espaços Educativos Sensíveis às Discriminações Étnico-raciais, com o propósito de contribuir primordialmente com duas das áreas de mandato da UNESCO: a de Ciências Humanas e Sociais e a de Educação.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, o Projeto pretende:

  • mobilizar conhecimentos e incorporar direitos e ética para promover sociedades inclusivas e equitativas; e
  • fortalecer a formulação de políticas públicas nos Estados-membros da UNESCO, sobretudo no Brasil, com base em evidências científicas, conhecimentos fundamentados em humanidades, na ética e em marcos de ação de direitos humanos. 

Na área de Educação, o Projeto visa a:

  • apoiar os Estados-membros na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), para aprimorar políticas nacionais de educação;
  • elaborar planos para avançar no acesso à atenção e à educação equitativas e de qualidade na primeira infância (ECPI), no ensino fundamental e no ensino médio, por meio de uma abordagem de aprendizagem ao longo da vida em todo o sistema, de forma a contribuir para o alcance das Metas 4.1 e 4.2 do ODS 4; e
  • realizar melhores políticas, planos e oportunidades de aprendizagem para expandir a inclusão na educação das populações vulneráveis, com atenção especial às pessoas com desafios de aprendizagem, incluindo deficiências, e às populações afetadas por crises, contribuindo assim para o alcance das Metas 4.5 e 4.a do ODS 4.

Sobre o Instituto humanize

O Instituto humanize é uma instituição do terceiro setor que integra estratégias e articulações para o fortalecimento da filantropia nacional, e o apoio a entidades de referência para o desenvolvimento sustentável do país. 

O humanize tece conexões em rede para contribuir com o desenvolvimento territorial e a realidade das pessoas que ali vivem, por meio de iniciativas de uso sustentável, negócios de impacto socioambiental e gestão pública. De forma transversal, também atua nos recortes de desenvolvimento institucional de Organizações da Sociedade Civil e educação, além de apoiar a realização de projetos especiais.

Atividades do Projeto:

A parceria UNESCO–Instituto humanize pretende promover e disseminar campanhas de conscientização, nas quais ambas as partes irão cooperar estreitamente para o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação de todas as atividades de comunicação relacionadas ao Projeto. 

Uma dessas atividades envolve a produção, a impressão, a disseminação e a distribuição das novas edições das coleções:
 

* As capas das duas coleções foram criadas por Edson Fogaça. As fotos das capas são de Rômulo Fialdini e as peças são do Museu Afro Brasil (São Paulo).