A UNESCO no Brasil e o Instituto humanize firmaram um acordo de parceria para implementar o Projeto Conhecendo a História da África: Fortalecimento de Espaços Educativos Sensíveis às Discriminações Étnico-raciais, com o propósito de contribuir primordialmente com duas das áreas de mandato da UNESCO: a de Ciências Humanas e Sociais e a de Educação.
Na área de Ciências Humanas e Sociais, o Projeto pretende:
- mobilizar conhecimentos e incorporar direitos e ética para promover sociedades inclusivas e equitativas; e
- fortalecer a formulação de políticas públicas nos Estados-membros da UNESCO, sobretudo no Brasil, com base em evidências científicas, conhecimentos fundamentados em humanidades, na ética e em marcos de ação de direitos humanos.
Na área de Educação, o Projeto visa a:
- apoiar os Estados-membros na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), para aprimorar políticas nacionais de educação;
- elaborar planos para avançar no acesso à atenção e à educação equitativas e de qualidade na primeira infância (ECPI), no ensino fundamental e no ensino médio, por meio de uma abordagem de aprendizagem ao longo da vida em todo o sistema, de forma a contribuir para o alcance das Metas 4.1 e 4.2 do ODS 4; e
- realizar melhores políticas, planos e oportunidades de aprendizagem para expandir a inclusão na educação das populações vulneráveis, com atenção especial às pessoas com desafios de aprendizagem, incluindo deficiências, e às populações afetadas por crises, contribuindo assim para o alcance das Metas 4.5 e 4.a do ODS 4.
Sobre o Instituto humanize
O Instituto humanize é uma instituição do terceiro setor que integra estratégias e articulações para o fortalecimento da filantropia nacional, e o apoio a entidades de referência para o desenvolvimento sustentável do país.
O humanize tece conexões em rede para contribuir com o desenvolvimento territorial e a realidade das pessoas que ali vivem, por meio de iniciativas de uso sustentável, negócios de impacto socioambiental e gestão pública. De forma transversal, também atua nos recortes de desenvolvimento institucional de Organizações da Sociedade Civil e educação, além de apoiar a realização de projetos especiais.
Atividades do Projeto:
A parceria UNESCO–Instituto humanize pretende promover e disseminar campanhas de conscientização, nas quais ambas as partes irão cooperar estreitamente para o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação de todas as atividades de comunicação relacionadas ao Projeto.
Uma dessas atividades envolve a produção, a impressão, a disseminação e a distribuição das novas edições das coleções: