<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 17:17:00 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Esporte e valores no Brasil

A UNESCO acredita que o esporte seja um indutor de transformação social,  desenvolvimento humano e empoderamento dos jovens. É uma plataforma de inclusão, particulamente no enfrentamento do desafio do estigma e na superação de estereotipos. A Organização também age em questões ligadas ao uso de substâncias proibidas em esportes de alto rendimento (dopagem).

A UNESCO no Brasil busca reforçar seu papel de catalisadora de ações que tenham o esporte como elemento de inclusão social e de uma cultura de paz.

Educação física

A educação física é o ponto de entrada para a participação em atividades físicas ao longo da vida. Mundialmente, muitas das principais causas de morte estão relacionadas a doenças não comunicáveis (non-communicable diseases– NCD) associadas à inatividade física, como obesidade, doenças cardíacas, derrame, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. 

Para garantir que sejam obtidos benefícios plenos, são necessários: investimento público, ambiente solidário e oferta de um programa de alta qualidade.

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

Em agosto de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas tomou a decisão de proclamar o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. A UNESCO é a agência líder das Nações Unidas na área de Educação Física e Esporte (EFE).

Por que esporte?

Historicamente, o esporte tem exercido um papel importante em todas as sociedades, seja na forma de competição, atividade física ou lazer. Contudo, pode-se perguntar: o que o esporte tem a ver com as Nações Unidas (ONU)? De fato, o esporte é uma parceria natural para o Sistema ONU, inclusive para a UNESCO:

  • o esporte e o lazer são direitos humanos que devem ser respeitados e colocados em prática em todo o mundo;
  • o esporte é cada vez mais reconhecido e utilizado como uma ferramenta de baixo custo e alto impacto nos esforços humanitários, de desenvolvimento e de construção da paz, não apenas pelo Sistema ONU, mas também por organizações não governamentais (ONGs), governos, agências de desenvolvimento, federações esportivas, forças armadas e meios de comunicação.

Atualmente, nenhuma sociedade pode considerar o esporte como um luxo – pelo contrário, ele deve ser visto como um investimento importante no presente e no futuro, sobretudo em países em desenvolvimento.