<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:52:06 Mar 17, 2022, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Projeto Mães da Favela

Project name :

Projeto Mães da Favela

Project duration :

20-04-2020

Location :

Como reforço aos esforços emergenciais para as pessoas em risco, a UNESCO no Brasil ajudará a ONG Central Única das Favelas (CUFA), que realiza em um conjunto de projetos comunitários relevantes em todos os 27 estados brasileiros, particularmente em centros urbanos e favelas brasileiras.

A UNESCO apoiará os aspectos metodológicos do projeto Mães da Favela. O projeto tem como objetivo fornecer apoio a famílias lideradas por mulheres que tiveram sua renda afetada pelo surto de COVID-19..

Sobre a CUFA

A CUFA é uma organização brasileira com mais de 20 anos de atuação social em territórios de favela e periferia, por meio de projetos culturais, artísticos, esportivos, educacionais e de responsabilidade social.

A CUFA está presente em diversas favelas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. É uma instituição premiada nacional e reconhecida internacionalmente por suas ações e projetos. Entre os prêmios, consta um concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Porém, um dos principais objetivos da CUFA é ser um vetor de promoção de integração e inclusão social, de potencialização das populações das favelas, bem como de sua integridade simbólica e física.

Neste momento de pandemia da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), em que parte da sociedade mundial está acertadamente de quarentena, boa parte dos 13,6 milhões de moradores e moradoras de favelas do Brasil estão na rua para garantir sua subsistência e a realização de serviços básicos, como: coleta de lixo, serviços de entrega, atendimento em supermercados, farmácia e postos de gasolina, assim como nas portarias dos prédios, seguranças, babás e cuidadores de pessoas idosas.

Além disso, a CUFA destaca que a desigualdade social, o desemprego e a informalidade constituem os problemas sociais que tornam as favelas de todo o Brasil mais expostas a riscos. Por isso, as favelas necessitam de mais atenção no combate à doença, uma vez que se requer higiene pessoal e distanciamento social para sua prevenção. Na maioria das casas das favelas moram pelo menos cinco membros de uma família em um único cômodo, sem saneamento básico nem acesso à água potável.

Assim, a CUFA, em parceria com instituições e organizações sociais, lidera campanhas de conscientização in loco, por meio da promoção de ações em todos os estados, juntamente com as redes de comunicação e cooperação entre as favelas..

Segundo a pesquisa DATA e CUFA, do total de famílias das favelas do Rio de Janeiro:

86%

têm dificuldades para comprar itens básicos

72%

não têm dinheiro para enfrentar a crise por uma semana

49%

dos lares das favelas são chefiados por mulheres

47%

dessas mulheres são autônomas

Projeto Mães da Favela

Devido aos dados acima, a geração de renda para essas mães é fundamental neste momentot.

O Projeto Mães da Favela, criado pela CUFA, tem o objetivo de levar renda para o maior número possível de mães moradoras desses territórios.

O projeto consiste em auxiliar mães “solo” moradoras de favelas de 17 estados e do Distrito Federal que estão sendo fortemente atingidas pelos impactos da COVID-19, e faz parte do programa CUFA contra o Vírus.

Como são feitas as doações para o projeto?

As doações são feitas pelo seu site oficial (www.maesdafavela.com.br) e pelo aplicativo PicPay pelo @CUFA.

A doação, seja de pessoa física ou jurídica, é realizada por meio de uma transferência da conta do doador na plataforma para a conta da CUFA, que, por sua vez, recebe os valores e faz sua distribuição para as mães que estão mais vulneráveis entre as vulneráveis.

Saiba mais: